Pista em uso é facil.... Basta ver a direção do vento e ir para a pista em que o vento esta mais favoravel.
Vento favoravel em aviação significa decolar no sentido contrario ao vento.
Vejamos um exemplo real.
Congonhas tem 2 pistas com orientação 17-35, são as cabeceiras 17L, 17R e 35L, 35R. Pelo ultimo METAR de Congonhas o vento é de 150 graus e 11 knots.
Tirando-se o "zero" de 150, temos 15. E 15 está mais perto do que? 17, ou 35? 17 certo!? Então a pista em uso é a pista 17R e 17L. Facil....
Lembrando que na vida real isso se aplica para 99% dos aeroportos no Brasil, exceto ao SDU aonde o controle pode deixar um pista em uso com vento de cauda por causa dos trafegos que seguem para o Galeão. E também o piloto pode solicitar o uso de outra cabeceira com vento desfavoravel, cabendo a ele a responsabilidade de certificar-se sobre a segurança desse procedimento. Normalmente isso ocorre para se "encurtar" o voo e ter que dar a volta no aeroporto para pousar em outra cabeceira....
tom
sábado, 7 de fevereiro de 2015